Cepinar: European forests – prosperous and healthy or in critical conditions?

13 Maio, 2021

 

 

No dia 4 de maio decorreu o webinar “European forests – prosperous and healthy or in critical conditions?” organizado pela CEPI em conjunto com a Swedish Forest Industries (SFIF).

 

A CELPA foi convidada a participar no 2º painel subordinado ao tema “State of European forests, forests & climate action: which ambition for the revamped EU forest strategy“. Marta Souto Barreiros, que representou a Associação, salientou que a Estratégia Florestal Europeia deve ter em consideração as diferentes realidades da propriedade florestal de cada Estado-Membro. Reconhecendo essas especificidades, a estratégia deve evoluir no sentido de integrar todos os stakeholders envolvidos na floresta, porque todos os que integram a cadeia de valor têm um papel relevante.

 

Para uma floresta sustentável, destacou Marta Souto Barreiros, a CELPA e as suas Associadas têm defendido a necessidade da construção e defesa de uma nova Estratégia Florestal Europeia que seja mais forte, que funcione como ponte entre as políticas florestais nacionais e os objetivos da UE no domínio florestal. Que esteja centrada nos acordos internacionais sobre Gestão Florestal Sustentável e respetivo equilíbrio entre as funções de produção, de proteção e conservação com relevância para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, abrangendo toda a cadeia de valor e os aspetos da economia circular e da Bioeconomia. Assim, a melhor forma para proteger a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas florestais europeus é através da gestão florestal ativa e sustentável, levando em consideração as especificidades regionais dos diversos Estados-Membros.