Projecto Melhor Eucalipto esclareceu dúvidas na Agroglobal

 

“Como posso saber se o meu terreno é adequado para eucaliptos?”; “Onde posso comprar plantas de confiança?”; “Qual é a diferença entre Eucalipto ‘globulus’ e outras espécies”?

Estas foram apenas algumas das dúvidas colocadas pelos visitantes do stand da CELPA – Associação da Indústria Papeleira na Agroglobal. Dúvidas que foram respondidas e clarificadas o melhor possível pela equipa do Projecto Melhor Eucalipto, pela equipa da CELPA e, também, pelos técnicos da The Navigator Company e da ALTRI, associados da CELPA, que estiveram presentes.

O stand da CELPA na Feira Agroglobal
O stand da CELPA na Feira Agroglobal

À feira, que decorreu entre os dias 7 e 9 de Setembro em Valada do Ribatejo, Santarém, foram cerca de 35 mil pessoas, segundo estimativas da organização da feira.

O público que passou pelo stand ficou a conhecer melhor as associadas da CELPA, presente pela primeira vez na feira, mas também o Prémio Floresta e Sustentabilidade e o Projecto Melhor Eucalipto, duas das acções em que a CELPA está particularmente envolvida.

Eucaliptos com e sem rega e com e sem adubagem.
Eucaliptos com e sem rega e com e sem fertilização

Ensaio de eucaliptos despertou curiosidade de público

A presença da CELPA na Agroglobal teve também como ponto particular de atracção a instalação de um ensaio de eucaliptos. A experiência, iniciada pela Altri Florestal e pela The Navigator Company, tinha como objectivo principal demonstrar in loco o desenvolvimento de eucaliptos plantados ao mesmo tempo, mas sujeitos a três tratamentos diferentes de silvicultura: sem fertilização e rega, apenas com fertilização e com fertilização e rega, demonstrando que são significativas as diferenças de crescimento entre os diversos tipos de tratamento.

Saiba mais sobre o ensaio aqui .

Seminário "A Floresta de Produção, um Caminho de Futuro”
Seminário “A Floresta de Produção, um Caminho de Futuro”

Além do stand, a CELPA organizou um seminário intitulado “A Floresta de Produção, um Caminho de Futuro”, o seminário foi realizado em parceria com a UNAC (União da Floresta Mediterrânica) e juntou um painel de oradores especialistas, entre os quais alguns dos associados da CELPA. O auditório “Companhia das Lezírias”, com mais de 100 pessoas a assistir, teve lotação esgotada.

Cofinanciado por:PDR PT2020 FEADER