PDR 2020: prazo para candidaturas à operação 8.1.6. adiado para 29 de Setembro

O prazo para as candidaturas à operação 8.1.6. do PDR2020 (Plano de Desenvolvimento Regional), destinada à melhoria do valor económico das florestas, passou para 29 de Setembro, segundo anúncio feito no site do PDR 2020. A data original era 31 de Julho de 2017.

Até 29 de Setembro de 2017 às 17:00 podem candidatar-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações”.

O anúncio publicado – destinado especificamente para o eucalipto – prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em subprodução e acções associadas, através da rearborização com a mesma espécie.

O nível de apoios, direccionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial (ver lista de concelhos de 1ª e 2ª produtividades), poderá oscilar entre os 30 e os 50%.

Os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização, como destroçamento de cepos, plantação e retancha; construção de redes viárias e divisionais; obtenção de certificados de gestão florestal e a planos de gestão florestal.

Os projectos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.

Para mais informações, contacte a organização de produtores florestais da sua região (consulte mapa em http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/organizacoes-de-produtores-florestais/) ou o Projecto Melhor Eucalipto em melhoreucalipto@celpa.pt.

 

Cofinanciado por:PDR PT2020 FEADER