O Outono vai a meio. Sabe o que ainda pode fazer no seu eucaliptal?

O Projecto Melhor Eucalipto conta quais são os trabalhos que ainda pode aproveitar para fazer.

 

 1.     Preparação do terreno 

A época de plantação chegou. O solo deve, por isso, estar preparado para receber as jovens plantas. Uma correcta preparação de terreno contribui para a manutenção da fertilidade e da disponibilidade de água do solo. Ou seja, é caminho para uma maior produtividade.

 

 

Não esquecer:

  • Incorpore a biomassa no solo
  • Trabalhe sempre à curva de nível
  • A construção de terraços é essencial em encostas com declives superiores a 25%

 

 

2.     Plantação 

A plantação deve realizar-se sempre com o solo húmido, desde o início de Outubro, após as primeiras chuvas, até à Primavera, antes do período seco. Nas regiões Norte e Centro, especialmente em locais onde ocorrem geadas, em zonas montanhosas acima dos 500 metros e regiões com climas frios (temperaturas mínimas diárias frequentemente inferiores a 5 a 6ºC), as plantações deverão ser realizadas ainda em Novembro, num período em que esteja prevista alguma precipitação nos dias seguintes, para que as jovens plantas consigam ganhar alguma resistência.

Em todas as restantes regiões, predominantemente no Sul do País, as plantações poderão decorrer até um pouco mais tarde (início de Dezembro).

Em qualquer caso, deve evitar-se plantar em terrenos sujeitos a encharcamento ou com geadas frequentes.

round-img-plantar
O torrão da planta deve ser sempre analisado.

 

 

Não esquecer:

  • A distância entre as linhas onde vão ser plantados os eucaliptos deverá ser de 3,25 a 4m (1000 a 1400 plantas/ha)

 

 

 

 

 

3.     Controlo de vegetação infestante

A vegetação infestante pode afectar a produtividade florestal, pelo que haverá necessidade de se proceder ao seu controlo. Esta é também uma forma de se reduzir o risco de incêndio e facilitar-se as operações de manutenção dos povoamentos. O controlo de vegetação espontânea pode ser realizado de forma mecânica, com grade ou com corta-mato, de modo químico com herbicidas, ou manualmente, com motorroçadora.

 

4.     Seleção de varas

Após o corte, as toiças voltam a rebentar. Em cada uma, desenvolvem-se inúmeras varas que terão de ser selecionadas, de forma a permaneceram apenas as melhores.

A seleção das varas faz-se com motosserra, no fim do Outono e no Inverno. No entanto, se o Inverno for rigoroso, deve ter-se cuidado com as geadas para que não haja efeitos nefastos sobre as varas. Os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro serão os mais aconselhados para se realizar esta operação.

 

 

selecao-round2
Exemplo de selecção de varas numa toiça

 

 

Consulte aqui todos os pormenores: http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/manutencao-de-povoamentos/ e http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/rearborizacao/

 

Para mais informações contacte: melhoreucalipto@celpa.pt

Cofinanciado por:PDR PT2020 FEADER