O Outono chegou. Sabe o que há para fazer no seu eucaliptal?

O Projecto Melhor Eucalipto conta quais são os trabalhos que pode aproveitar para fazer, agora que o Outono chegou.

 

  • Preparação do terreno – numa altura em que se aproxima a época de plantação, é importante gradar (sempre que se justifique) e ripar o terreno, abrindo com um trator de rastos os sulcos onde se irão plantar as plantas.
ponto-41
Legenda: Terreno deve ser preparado para as plantações de Outono

 

  • Manutenção de caminhos e aceiros – limpar os caminhos, abrir valas para escoamento da água, manter as condições de circulação em segurança antes do início das chuvas.

 

ponto-43
Legenda: Esta é uma boa altura para arranjar caminhos.
  • Plantação – atendendo a que as previsões meteorológicas apontam para um início de Outono com níveis de precipitação muito baixos em todo o território continental, o arranque das plantações da campanha de Outono deverá aguardar mais 2-3 semanas, na expectativa de que surjam melhores condições meteorológicas. Ainda assim, nas regiões Norte e Centro, especialmente em locais onde ocorrem normalmente geadas, zonas montanhosas acima dos 500 metros  e regiões com climas frios (temperaturas mínimas diárias frequentemente inferiores a 5 a 6ºC) deverão realizar as plantações até ao início de Novembro, de modo a permitir às jovens plantas ganhar alguma resistência à eventual incidência destas condições. Em todas as restantes regiões, predominantemente no Sul do País, as plantações poderão decorrer até um pouco mais tarde, prolongando-se durante o mês de Novembro. Em qualquer caso, deve evitar-se plantar em terrenos sujeitos a encharcamento ou com geadas frequentes.

 

  • Controlo químico de Gonipterus platensis(Gorgulho-do-eucalipto) – entre Setembro e Novembro, desde que haja confirmação do ataque, pela observação de posturas e larvas nas folhas dos eucaliptos, e quando o nível de desfolha do terço superior da copa das árvores (região apical) seja superior a 25%.
O gorgulho-do-eucalipto em adulto.
Legenda: O gorgulho-do-eucalipto em adulto.

 

Atenção: só podem ser usados produtos fitofarmacêuticos autorizados para o efeito (CALYPSO e o EPIK) e os tratamentos só podem ser realizados por empresas e técnicos com autorização para aplicação de produtos fitofarmacêuticos. A aplicação destes insecticidas é realizada em ultra-baixo-volume, com cerca de 3 litros de calda/ha e uma dosagem de 200 ml/ha no caso do CALYPSO e de 200 g/ha no caso do EPIK. Nunca se deve aplicar o insecticida em dias chuvosos ou com vento fortes.

 

Para mais informações sobre o Projecto Melhor Eucalipto, por favor contacte: melhoreucalipto@celpa.pt

Cofinanciado por:PDR PT2020 FEADER