Limpa&Aduba

O Programa Limpa & Aduba insere-se dentro do Projecto Melhor Eucalipto e pretende apoiar e incentivar os produtores florestais na adoção de boas práticas de manutenção dos povoamentos de eucalipto.

Assim, numa parceria conjunta entre a indústria e os produtores florestais, este Programa tem como objectivos reduzir o risco de incêndio e melhorar a produtividade florestal, criando e distribuindo mais riqueza na floresta nacional de eucalipto.

O Programa Limpa & Aduba pretende beneficiar 100.000 ha entre 2019 e 2024, em cinco regiões distintas do País, tendo este ano abrangido já cerca de 6.000 ha.

A adesão ao Programa pressupõe uma candidatura prévia através da rede de Parceiros da CELPA, bem como uma visita técnica prévia aos eucaliptais por parte de um elemento da CELPA que fará a verificação de um conjunto de pré-requisitos para entrada no Programa.

Para as candidaturas aceites, do lado do Produtor compete-lhe efetuar a operação ‘LIMPA’, isto é, o controlo da vegetação dentro das suas matas e a selecção de varas, contando sempre com o aconselhamento técnico da CELPA para a escolha das opções mais adequadas.

A CELPA por sua vez, oferece o adubo aos produtores que apresentem as suas matas limpas e, caso exista a necessidade do produtor contratar um serviço para a aplicação do adubo no terreno, a CELPA co-financia ainda uma parte desse custo mediante a apresentação do comprovativo da despesa efectuada na adubação.

Assim, como resultado do controlo dos combustíveis dentro do eucaliptal conjugado com uma correta adubação – “LIMPA & ADUBA” – pretende-se reduzir o risco de incêndio e aumentar a produção de madeira, em respeito pelo ambiente e pela legislação aplicável.

Com o Programa Limpa e Aduba os seus beneficiários estarão ainda a adotar boas práticas de gestão que vão de encontro aos princípios da certificação florestal, podendo ajudá-los no cumprimento dos requisitos da certificação quer os eucaliptais já se encontrem certificados ou caso se pretenda efetuar a adesão a um sistema de certificação.

Trata-se de um Programa de Apoio SIMPLES, VANTAJOSO, e SEM BUROCRACIA

ADIRA JÁ!

 

Cofinanciado por:PDR PT2020 FEADER