Grupo Portucel Soporcel celebra Dia do Ambiente e Dia da Criança

4 Junho, 2014

O grupo Portucel Soporcel, segundo maior exportador nacional em 2013, volta este ano a celebrar o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Criança com a realização de acções e sensibilização para a importância de cuidar da floresta dirigidas à comunidade escolar da envolvente das unidades fabris.

 

O programa das celebrações deste ano inclui um vasto conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas inseridas no programa “Dá a Mão à Floresta”, especificamente desenvolvidas para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a decorrer em duas propriedades do Grupo: a 5 de Junho (quinta-feira) na Quinta de S. Francisco, em Aveiro; e a 6 de Junho (sexta-feira) na Herdade de Espirra, em Pegões.

 

A empresa vai receber cerca de 400 crianças provenientes das três regiões onde temos as nossas unidades industriais para um dia de muita diversão e aprendizagem.

 

Todos temos um papel a desempenhar na preservação da Floresta e da Natureza, e nada melhor do que fazê-lo junto das nossas crianças sensibilizando-as para tudo o que podemos fazer pela preservação dos recursos naturais e defesa dos produtos ambientalmente responsáveis, como é o caso do papel.

 

O programa da iniciativa divide-se em dois períodos (das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00), e entre as actividades a desenvolver destacam-se o “Jogo da Floresta”, em que as crianças são chamadas a responder a questões relativas à Floresta e ao ciclo de vida do papel. A iniciativa prevê ainda a plantação de árvores, um atelier de pintura onde as crianças serão desafiadas a decorar, a seu gosto, lenços brancos que depois poderão levar para casa juntamente com outros materiais educativos.

 

Momento alto do programa será, sem dúvida, o “Contador de Estórias”, a dramatização, com auxílio de monitores, do conto de José Fanha intitulado “O dia em que a mata ardeu”, uma história que pretende alertar para os cuidados que todos devem ter com a floresta, abordando consequentemente a problemática dos incêndios florestais e a forma de os prevenir.