CELPA lança Prémio Floresta e Sustentabilidade

18 Março, 2016

A 21 de Março, Dia Internacional das Florestas, a CELPA (Associação da Indústria Papeleira) vai apresentar a primeira edição do Prémio Floresta e Sustentabilidade 2016, que visa distinguir e premiar as melhores práticas no sector e contribuir para o reconhecimento da extrema importância da fileira florestal para Portugal.

Entre os principais objectivos deste Prémio está a promoção e incentivo das boas práticas florestais, sublinhar a importância da Certificação da Gestão Florestal, divulgar os bons exemplos de inovação, encorajar os trabalhos de I&D em todas as vertentes e nos vários segmentos que constituem as várias fileiras florestais.

A cerimónia de lançamento começará às 17h30 horas do dia 21

de Março de 2016 e terá lugar na Estufa Real do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa.

Contará com os discursos de Carlos Vieira, director geral da CELPA, às 18h, João Ferreira do Amaral, presidente da AIFF (Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal) às 18h20 e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural às 18h40.

O Prémio Floresta e Sustentabilidade contará ainda com um ciclo de conferências regionais durante 2016.

No próprio dia do lançamento do Prémio, os jornais Correio da Manhã e Jornal de Negócios publicarão um suplemento sobre a sustentabilidade da floresta e a importância económica da fileira para Portugal.

Além do prémio, a CELPA aproveitará a ocasião para apresentar o projecto Melhor Eucalipto, que pretende divulgar, de forma pedagógica, as boas práticas e as recomendações técnicas que, junto de  produtores e técnicos florestais, municípios, prestadores de serviços e demais ‘stakeholders’, possam contribuir de forma determinante para melhorar a gestão operacional das plantações de eucalipto, tornando-as sustentáveis, mais rentáveis, e acrescentando valor à fileira florestal.

Mais informações (em actualização) em http://cofinaeventos.pt/premioflorestas/

 

LOGOS-03

O programa:

 

21 de março de 2016 | Estufa Real

Jardim Botânico da Ajuda, Calçada do Galvão, Lisboa

17h30 Recepção dos Convidados

18h00 Discurso de Abertura

Carlos Amaral Vieira, Director-Geral, CELPA

18h20 A Importância da Fileira Florestal para a Economia Nacional

João Ferreira do Amaral, Presidente, AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal

18h40 Encerramento Institucional

Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

19h00 Porto de Honra