Associadas da CELPA contribuem para recuperação de zonas atingidas por incêndios

7 Julho, 2017

 

Altri e The Navigator Company, duas das empresas associadas da CELPA – Associação da Indústria Papeleira anunciaram, na semana passada, que decidiram doar um milhão de euros para apoiar as vítimas dos dramáticos incêndios que afectaram os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra. Metade do valor será destinado ao fundo especial de apoio às organizações da sociedade civil da região de Pedrógão Grande, constituído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A outra metade, 500 mil euros, será utilizada na recuperação de encostas, linhas de água e infraestruturas florestais nas zonas afectadas pelos incêndios, conforme um plano técnico com 12 acções, disponibilizando ainda o apoio especializado das suas equipas.

As duas empresas têm estado presentes, através dos seus sapadores florestais, organizados na Afocelca, no combate aos incêndios florestais nacionais. 85% dos incêndios que socorrem estão fora das propriedades da indústria. Durante o restante ano, a própria Afocelca é responsável pela prevenção de incêndios florestais, como seja as acções de limpeza e manutenção das florestas das empresas.

A CELPA, que transmitiu, desde o primeiro momento, através da AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal, a sua consternação relativamente aos dramáticos acontecimentos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, considera que os incêndios em Portugal só se poderão combater com boa gestão florestal e um território ordenado.