ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA A ÁRVORE DO ANO – PORTUGAL 2020

7 Novembro, 2019

 

Todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA). O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de 5 para 15. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

O propósito da Árvore Europeia do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e proteção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas.

Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior.

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica é o organizador do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.

 

 

 

Edição Europeia de 2018

 

O vencedor da Árvore Europeia do Ano 2018 foi revelado em Bruxelas no dia 21 de março para marcar o Dia Internacional das Florestas, sob a tutela do deputado Pavel POC, vice-presidente da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu.

Portugal, na estreia da sua participação, foi o vencedor com o Sobreiro Assobiador, numa edição que contou com mais de 200.000 votos através do website oficial.

Receberam o prémio Nuno Calado (representante da UNAC) e António Vasco Alves Machado (Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário em Bruxelas).

 

 

 

Edição Europeia de 2019

 

O vencedor do concurso Árvore Europeia do Ano 2019 organizado com o patrocínio de Karmenu Vella, comissário do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, foi revelado em Bruxelas, a 19 de março.

A Cerimónia de Entrega de Prémios no Parlamento Europeu foi realizada sob sob a tutela do Membro do Parlamento Europeu Pavel Poc, vice-presidente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar no Parlamento Europeu.

A Azinheira Secular do Monte Barbeiro conquistou o terceiro lugar com 32 630 votos.

 

 

 

O Concurso em Portugal

 

Aberto a participação de qualquer entidade ou particular que pretenda submeter uma árvore. O processo de candidatura implica o preenchimento de um formulário com a identificação do proponente, uma breve descrição da árvore, da sua história e singularidade, assim como fotografias. Um júri procede à seleção de 10 das árvores submetidas a concurso, as 10 com maior potencial de ganhar o concurso europeu. As 10 árvores selecionadas ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal. A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do concurso European Tree of the Year.

Para mais informações: http://portugal.treeoftheyear.eu ou através do email arvoredoano.portugal@gmail.com.

 

 

 

A UNAC – União da Floresta Mediterrânea é uma união de Organizações de Produtores Florestais que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português junto das instituições nacionais e europeias.

É a responsável pela organização nacional do concurso “Tree of the Year”.

www.unac.pt

 

 

 

A Environmental Partnership Association (EPA) é uma associação fundada por seis países: Bulgária, República Checa, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia, que apoiam projetos comunitários locais que têm como objetivos proteger o ambiente e capacitar comunidades locais.

É a responsável pela organização do concurso europeu “Tree of the Year”.

http://www.environmentalpartnership.org

https://www.treeoftheyear.org