AIFF presente na Feira Nacional de Agricultura

5 Junho, 2014

A AIFF marca presença, pela primeira vez, na maior feira de agricultura do país e sensibiliza para o valor ambiental, económico e social da floresta nacional através da mostra de produtos de origem florestal, realização de workshop sobre certificação florestal e de inúmeras atividades lúdicas dirigidas aos visitantes do evento.

 

Com o lema “A Floresta CoMvida” a AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal está presente, pela primeira vez, na Feira Nacional de Agricultura, de 7 a 15 de
junho, em Santarém, para reforçar o valor ambiental, económico e social da floresta.

 

O espaço AIFF, localizado na zona exterior com o stand nº. M33, remete para a floresta, e reúne vários Associados da AIFF que durante os dias do evento dão a conhecer produtos de origem florestal, que fazem parte do nosso dia-a-dia, e promovem atividades lúdicas para os visitantes da Feira Nacional de Agricultura.

 

“Entrevistas na Floresta”; “Mostra a tua criatividade de Arvatar”; “Jogo da Floresta”; “Fazer Papel”; “Vem Pintar a Floresta” e “Contos da Floresta” são as actividades lúdicas realizadas diariamente no espaço AIFF que, para além de encantarem miúdos e graúdos, contribuem para incrementar a perceção sobre os produtos de origem florestal e seus benefícios para a sociedade.

 

“Mostra a tua criatividade de Arvatar” desafia os visitantes do espaço AIFF para tirarem fotografias na instalação Arvatar e escreverem uma frase criativa sobre a floresta. O autor da fotografia com a melhor frase recebe como prémio um fim-de-semana no ZMAR.

 

No dia 9 de junho, o workshop “Certificação Florestal – uma opção inadiável” reúne profissionais do setor para o debate das perspetivas da certificação florestal em Portugal e o seu papel no desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e o seu contributo para assegurar o bem-estar das gerações futuras.

 

A gestão florestal sustentável possibilita o desenvolvimento da floresta e das atividades que advém da mesma.

 

João Ferreira do Amaral, Presidente da AIFF, refere que “a Floresta tem de ser cuidada e preservada e é fundamental que todos nós estejamos conscientes que a Floresta é um bem que deve ser cuidado por todos. A Floresta Portuguesa gera 3% do emprego nacional desempenhando um papel ímpar no desenvolvimento económico mas também ambiental e social do país.”

 

O setor da fileira florestal representa 11% das exportações nacionais e cerca de 3% do PIB (Produto Interno Bruto).

 

 

Programa de atividades no espaço AIFF

De 7 a 15 de junho:

11h – Jogo da Floresta

12h – Vem fazer papel

15h – Jogo da Floresta

16h – Vem fazer papel

17h – Vem Pintar a Floresta

18 h – Contos da Floresta

Passatempo “Mostra a tua criatividade de Arvatar”

 

Workshop “Certificação Florestal – uma opção inadiável”

9 de junho, 15h00, Sala Tejo, Instalações do CNEMA

 

Associados AIFF presentes no espaço AIFF

Afocelca

AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal

AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal

ALTRI, SGPS, S. A.

Associação da Indústria Papeleira – CELPA

Europa&c Kraft Viana, S. A.

FSC Portugal

Grupo Portucel Soporcel

PEFC Portugal

Sonae Indústria – P.C.D.M., S. A.

 

Sobre a AIFF

A AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal é a entidade dinamizadora do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Base Florestal. Tem como objectivos a promoção e o exercício de iniciativas e de actividades que visam a criação de um centro nacional de competitividade, inovação e tecnologia associadas à Fileira Florestal Portuguesa, através da promoção e incentivo à cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas com vista ao desenvolvimento sustentável da Fileira Florestal Portuguesa.