A Casa dos Koalas no Zoo

Desde 1990 que a CELPA e o Zoo de Lisboa têm vindo a colaborar para contribuir para a preservação dos Koalas, marsupiais em vias de extinção.

 

Foi nesse ano que a CELPA patrocinou a construção da “Casa dos Koalas” no Zoo e durante 20 anos forneceu as folhas de eucaliptos de que os Koalas se alimentam. Coube ao Zoo de Lisboa o contacto e negociações para trazer alguns Koalas para habitar o nosso Zoo, e daqui enviar exemplares para outros zoos da Europa.

 

Ao fim de dez anos (Janeiro de 2000) e várias tentativas sem sucesso, a fêmea Endota acasalou com o macho Maka. A 21 de Junho de 2000 foram observados os primeiros movimentos dentro da bolsa marsupial e no final do verão foi visto a comer papa pré-digerida e, dias mais tarde, Moonian (“difícil” em aborígene) já andava à costas da mãe.

 

Por este grande acontecimento, ansiosamente esperado durante dez anos, no dia 21 de Junho de 2001 comemorou-se o Dia do Koala com a participação de inúmeros alunos e professores. Mas a importância de salvaguardar as espécies e a Natureza em geral deve estar sempre presente no dia-a-dia e ser recordada aos mais novos. Por isso, convidamos-te a ires visitar Moonian e os seus companheiros à “Casa dos Koalas” no Zoo de Lisboa.

 

koala-61189_1920